Passeando Pelo Gótico

Ontem foi dia de passeiar sobre a nossa história, mais propriamente sobre o nosso gótico tardio.

Começámos a visita pelo Museu Nacional de Arqueologia onde vários bustos e mosaicos se exibiam pomposamente, característicos de uma arte da época pré-romana.

Passeando Pelo Gótico Passeando Pelo Gótico Passeando Pelo Gótico Passeando Pelo Gótico Passeando Pelo Gótico

Foi ainda possível caminhar pelo período egípcio, uma cultura que sempre deteve a minha atenção. Infelizmente não nos foi possível fotografar nenhuma dessas peças, nem tão pouco as múmias que lá se encontravam! Mas é definitivamente uma visita que vale muito a pena.

Perdemo-nos ainda pelos vestígios daquilo que foram os primórdios da metalurgia do ouro Português, embora sem poder trazer recordações digitais. 🙁

As peças eram já muito pormenorizadas o que para a altura em questão é algo que merece o seu reconhecimento.

Por incrível que possa parecer, já fui imensas vezes ao Palácio da Pena em Sintra – um dos meus favoritos -, mas nunca tinha entrado no Mosteiro dos Jerónimos.

O Mosteiro dos Jerónimos é um dos monumentos mais característicos do nosso estilo Manuelino, uma variação portuguesa do Gótico tardio.

Sou apaixonada tanto pelo estilo Manuelino – que no fundo foi o único estilo artístico que, na minha opinião, viveu todo o seu esplendor – como pelos revivalismos do mesmo, como tão bem o é o meu querido Palácio da Pena.

Deixo-vos então aquilo que recolhi do meu passeio. 🙂

Passeando Pelo GóticoPasseando Pelo GóticoPasseando Pelo Gótico Passeando Pelo Gótico Passeando Pelo GóticoPasseando Pelo Gótico

Quem não se perde no meio de todo este relevo pormenorizado? Cada coluna era diferente. Um trabalho lindíssimo. Vale muito a pena visitar! 🙂

Passeando Pelo Gótico

Kiss kiss

Sofi ♡

Leave A Reply

Navigate