Boas Fotografias

Boas Fotografias
Fotografia tirada com a Fujifilm X-T10 e com a lente 16-50mm

Hoje converso sobre Fotografia, ou melhor, sobre o tipo de fotografias usadas muitas vezes em blogs de beleza e no Instagram. Motivada pela vontade de comprar uma máquina para andar sempre comigo, deixo-vos a minha sincera opinião sobre o que espero de uma máquina para esta finalidade. Este post destina-se a quem anseie obter fotografias com mais qualidade do que um simples telemóvel de 200€ (como é o meu caso) e que não queira andar com DSLR atrás, claro.

Primeiro de tudo, recuso-me a dar mais 300€ por um telemóvel e, mesmo assim, já acho um balúrdio tendo em conta o uso que faço dele – mensagens, chamadas e fotografias. Inteirei-me de que pelo mesmo valor poderia comprar um máquina com lentes intermutáveis, com bastante mais qualidade e com uma grande variedade de lentes para as diferentes situações que queira fotografar.

Okay, ponto assente, mas com tanta escolha o que procurar?

A meu ver, a primeira coisa que têm de definir é qual a finalidade da máquina, o uso que lhe vão dar e que especificidades técnicas apreciam (bom sensor, ecrã rotativo, o tipo de encaixe, …). A minha necessidade é substituir a câmara do meu telemóvel por uma com bastante mais qualidade, que caiba na mala e que seja bonita. Sim, pode parecer ridículo, mas enquanto que para a minha DSLR eu só quero a qualidade e especificidades técnicas, para esta que servirá para andar sempre comigo quero que seja algo que eu goste e com que me identifique.

Apercebendo-se disto, muitas marcas já começaram a fazer máquinas mais femininas e com ecrã rotativo para a vertente selfieExistem muitas no mercado, sendo que depois diferem no aspecto, preço e características técnicas, conforme aquilo que pretendam e o valor que tencionem investir. A meu ver, uma máquina é sempre um bom investimento.

As que tenho debaixo de olho são a X-A2 da Fujifilm e a PEN E-PL7 da Olympus.

Boas Fotografias Boas Fotografias

Consegui reduzir a minha escolha a estas duas máquinas que são lindas, de boa qualidade, têm ambas um ecrã rotativo, são leves e pequenas. São rivais uma da outra e andam à volta do mesmo preço. A Fujifilm tem um sensor maior que o da Olympus e, por isso, as fotografias têm mais qualidade, e é aqui que incide a minha indecisão. Por outro lado, o ecrã da da Fujifilm roda apenas 175º em vez de 180º o que a meu ver fica um pouco inestetético; não permite fazer Time-lapses; não é tão fofinha quanto a E-PL7; e o encaixe é exclusivo para lentes Fujifilm, enquanto que a da Olympus tem um encaixe Micro 4/3 que aumenta o leque de escolha de lentes, visto que não são a coisa mais baratinha do mundo!

Decidi falar-vos destas duas, não só porque são as que considero melhores para quem goste de fotografia “momentânea” – refiro-me à típica fotografia do momento que geralmente é tirada com o telemóvel – mas também porque custam tanto como um bom telemóvel e têm bastante mais qualidade.

Existem depois inúmeros acessórios para fazerem pandã com as máquinas do dia-a-dia, principalmente para a E-PL7, adoro!

O PODER DO WI-FI

Já me ia esquecendo de um pormenor mega importante: o Wi-Fi! Se gostam de colocar fotografias do momento nas redes sociais o Wi-Fi será o vosso melhor amigo! Os dois modelos de que vos falo têm esta vertente, mas caso prefiram outra marca/modelo e quiserem partilhar as vossas fotografias sem muito trabalho aconselho que procurem máquinas que tenham Wi-Fi. Assim, conseguem conectar a máquina ao vosso telemóvel e enviar as que mais gostarem, é fantástico! Para além disto, na maioria dos modelos essa conexão pode ainda servir como controlo remoto, por exemplo, para tirarem uma fotografia com amigos colocam a máquina num tripé (ou assente nalgum sítio) e com o telemóvel fazem disparar o obturador.

Uma crítica que tem sido feita a estas máquinas é a falta do view finder, mas para a foto do momento não me faz grande diferença. E pronto. Hoje é isto.

Estou desejosa para ter a minha baby pois as minhas fotografias do Instagram gritam por qualidade! Ainda assim, não sei se não vou esperar que saia uma E-PL8, quem sabe… 🙂

E vocês, têm alguma máquina destas?

Kiss kiss, Sofi ♡

Leave A Reply

Navigate